Classificação dos Ensaios de Permeabilidade ou Infiltração
Os ensaios de permeabilidade podem ser classificados de acordo com a maneira de realização (ensaio de permeabilidade a nível constante, ou ensaio de permeabilidade a nível variável) e o diferencial de pressão aplicado ao aquífero (carga, se positivo, descarga se negativo).
Por apresentar menor dificuldade de execução em campo, o ensaio de infiltração a nível constante em furo de sondagem é o mais realizado pelas equipes de campo da Tecnosolo Sondagem.
Execução do Ensaio de Permeabilidade ou Infiltração
Para realização do ensaio de infiltração a nível constante em furo de sondagem, deve-se revestir as parades da perfuração, deixando apenas o trecho a ser ensaiado sem revestir. Em seguida, satura-se o solo através de injeção de água no furo de sondagem. Após a saturação inicia-se o ensaio de infiltração, medindo ao longo do tempo, o volume de água necessário para manter o nível de água constante dentro do revestimento. Todo procedimento adotado na realização do ensaio de infiltração deve ser cuidadosamente executado, a fim de se obter maior confiabilidade dos resultados.
Através do ensaio de infiltração, obtém-se o valor de k (coeficiente de permeabilidade), expresso em cm/s, indicativo da velocidade com a qual o líquido consegue infiltrar na camada de solo ensaiado.
A TECNOSOLO Sondagem adota os procedimentos para realização do ensaio de infiltração, padronizados pelo Boletim nº 04 da ABGE (Associação Brasileira de Geologia de Engenharia e Ambiental), Ensaios de Permeabilidade em Solos – Orientações para sua execução em campo (2013).